WORKSHOP COMUNICAÇÃO EMPÁTICA

A comunicação empática é baseada na empatia gerada entre os interlocutores bem como na valorização e respeito ao outro. No contexto organizacional, esse tipo de comunicação tem como princípio a troca e compreensão mútua, na qual líderes e liderados se nivelam para dialogar, entrar em acordo e, consequentemente, melhorar o trabalho e produtividade por meio de uma comunicação clara e respeitosa.

Observando os pilares da comunicação empática, é possível chegar à conclusão de que o maior objetivo de se comunicar com empatia é apaziguar uma guerra cotidiana na qual as armas são as palavras duras, gestos agressivos e as vozes exaltadas. Nos habituamos a usar essa comunicação de guerrilha e a expressar nossas vontades de forma impositiva, invasiva e violenta. Mas é importante destacar que nesse tipo de ‘batalha’ ninguém sai ganhando. Perde a empresa, perdem os líderes, perdem os colaboradores.

Neste Workshop você irá aprender como surge o conflito (as diferenças) nas relações e como lidar com diferente tipos de conversas.

Cesar é consultor em inovação social e desenvolvimento humano.  Professor desde 2009 da Escola de Diálogo de São Paulo. Professor convidado da Escola Design Thinking. Consultor associado da Co-criar - Práticas Colaborativas e da Flow Brasil. Membro da Rede Art of Hosting.

Cocriou a adaptação da metodologia Design Thinking para Educadores da IDEO no Brasil, junto ao Instituto Educadigital.

Cesar Matsumoto
Instrutor